Back To Top

20 de outubro de 2022

Truss renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido

  • 0
Advertisements

Nesta quinta-feira (20), a primeira-ministra britânica, Liz Truss, anunciou sua renúncia à posição de líder do Partido Conservador. A declaração aconteceu em meio a uma crise política no país. 

Truss fez o anúncio em frente ao escritório em Downing Street. Ela afirmou que não poderia cumprir as promessas que fez quando estava disputando a liderança conservadora, além de ter perdido a fé do seu partido. 

Advertisements

Em seu pronunciamento, Liz Truss declarou: “Reconheço que, dada a situação, não posso entregar o mandato pelo qual fui eleita pelo Partido Conservador. Portanto, falei com Sua Majestade o Rei para notificá-lo de que estou renunciando ao cargo de líder do Partido Conservador. Esta manhã encontrei o presidente do Comitê de 1922, Sir Graham Brady. Concordamos que haverá uma eleição de liderança a ser concluída na próxima semana. Isso garantirá que permaneçamos no caminho para entregar nossos planos fiscais e manter a estabilidade econômica e a segurança nacional de nosso país”.

A gestão da premiê foi marcada por polêmicas políticas e econômicas entre ela e o gabinete composto por seu partido. Além da instabilidade, a crise do governo de Truss foi gerada principalmente devido aos problemas econômicos criados pelo planejamento apresentado pela premiê para um corte amplo e severo de impostos no país e, em paralelo, um empréstimo bilionário para tentar cobrir o rombo nas contas públicas. 

Advertisements

Prev Post

Bolsonaro se pronuncia sobre passe livre no 2º turno

Next Post

Ministra do TSE suspende 164 direitos de resposta para Lula

post-bars
Mail Icon

Newsletter

Get Every Weekly Update & Insights

Leave a Comment