Back To Top

28 de outubro de 2022

Último debate para governo no RS tem troca de farpas entre Onyx e Leite

  • 0
Advertisements

Exibido pela RBS TV e pelo portal G1, o debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB), foi marcado pela troca de farpas sobre os planos de governo e biografias de ambos os candidatos. O debate durou pouco mais de duas horas. 

O primeiro bloco do debate, foi marcado com discussões sobre o Regime de Recuperação Fiscal e a pandemia de Covid-19. Já ao longo do segundo bloco, os temas como cultura e saúde marcaram o embate. Durante o terceiro bloco a discussão foi sobre corrupção. Já no quarto e último bloco, os dois candidatos falaram sobre segurança e emprego. 

Eduardo Leite começou o debate falando sobre a polarização política entre famílias e defendeu a pacificação no Brasil e no estado. Ele fez uma alusão a como será difícil os próximos 4 anos, caso o “clima de guerra dessas últimas semanas” dure no país. Em seguida ele fez seu questionamento sobre o Regime de Recuperação Fiscal para Onyx. 

Lorenzoni começou sua fala pedindo aos eleitores para pesquisarem na internet sobre os temas discutidos ao longo do debate. Em sua fala, o candidato do PL fez referência a polêmica em debate anterior sobre o tema do Regime de Recuperação Fiscal.  “Acho que todo mundo ficou incomodado, que ele fez uns memes, ele e a equipe dele. Isso não é uma brincadeira, o estado do Rio Grande do Sul é uma coisa séria”, afirmou. 

Após essa fala e com a possibilidade de circularem no cenário, os candidatos passaram a trocar farpas:

“Eu lhe estendi a mão, o senhor se negou a estender a mão no outro debate”, afirmou Leite.

Advertisements

“Para de fazer mimimi”, respondeu Onyx.

Sobre a dívida do estado com a União, Leite declarou que o plano proposto por Onyx não condiz com a realidade do RS e mencionou que a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Onyx declarou em resposta que o adversário estaria mentindo sobre o assunto e citou a auditoria realizada pelo Tribunal de  Contas da União para rebater os números apresentados pelo oponente. 

A pandemia e a vacinação também foram temas abordados no primeiro bloco do debate. Sobre o adversário, Leite declarou: “Eu me vacinei, ele não se vacinou. Ele defendeu nebulização com cloroquina”. E Onyx respondeu: “A melhor vacina que existe é pegar a doença, todo mundo sabe disso”.

Sobre a corrupção, tema do terceiro bloco do debate, Onyx Lorenzoni fez questionamentos sobre os índices de educação na gestão de Eduardo Leite, que declarou ter precisado cuidar das finanças do estado para depois investir no setor. Porém em pouco tempo, o tema do debate voltou a ser as biografias de cada candidato com trocas de acusações sobre corrupção. 

“Quantas vezes o senhor praticou caixa dois, candidato?”, perguntou Leite.

“O senhor tem corrupção no seu governo”, respondeu Onyx, mencionando prisões de diretores da Emprega Gaúcha de Rodovias (EGR).

Ao ser mais uma vez questionado sobre o assunto por Leite, Lorenzoni ironizou: “Todo ser humano erra, só tu que não erra, porque tu é infalível”.

Advertisements

Prev Post

ACM Neto pretende dobrar créditos para empreendedores na BA

Next Post

Debate para governadora de Pernambuco é marcado por arengas sobre…

post-bars
Mail Icon

Newsletter

Get Every Weekly Update & Insights

Leave a Comment